Top Menu

Muito conhecido e utilizado em diversos estilos de fotografia, porém muito pouco conhecido em seu teor técnico. Com certeza você já deve ter se deparado com uma foto com o fundo borrado e cheio de luzes em formato de bolinhas brilhando no fundo, certo? Então, esse é o famoso Efeito Bokeh.

Efeito Bokeh – o que é e como fazer

Para conseguir este efeito, não sendo sem querer, pensado e planejado, você precisa de algumas coisas:

1. Uma lente bem clara, que tenha a abertura maior que f/2. Eu gosto bastante e indico a 50mm.

2. Encontrar um lugar com diversas fontes diferentes de luz no fundo. Dê preferência as que estejam bem coloridas, como semáforos ou luzes de natal.

3. Saber que quanto menor for a abertura, mais desfocado o fundo, e mais nítido será o efeito. Dica: ajuste sua câmera para 1.2, 1.4 ou 1.8.



4. Saber que quanto maior a distancia entre o objeto e o fundo, maior será o desfoque e maior o efeito também.

Efeito Bokeh – o que é e como fazer

Ainda há fotógrafos que fazem algo um pouco mais personalizado, colocando em frente a lente uma cartolina circular com desenhos prontos. Abaixo segue alguns exemplos para vocês:

Efeito Bokeh – o que é e como fazer

Viu, é bem simples pessoal.

About The Author

Designer de formação e fotógrafa de paixão se envolveu no mundo dos blogueiros e decidiu que iria se aventurar entre seu hobby e sua verdadeira vocação. Havia abandonado a fotografia em 2008 e agora voltou de cabeça para este mundo.

1 Comment

  1. […] alta velocidade de AF. Além disso, as sete lâminas de abertura circular oferecem um lindo e suave efeito bokeh, com equilíbrio de cores excepcional, enquanto minimizam os efeitos ghosting e […]

Comments are closed.

Close